.

.

Slide Show

...

31 maio, 2011

TRABALHOS DE ED. FÍSICA - Orientação Prof. Paulo Rogério


O trabalho proposto em Educação Física teve por objetivo correlacionar os conceitos estudados com a realidade de Pereiro, pois acredito eu que o conhecimento só é assimilado quando o aluno de fato vai a campo e consegue detectar sua presença/utilidade no cotidiano. Segundo Paulo Freire (1996), o professor deve orientar seus educandos a seguirem também essa linha metodológica de estudar e entender o mundo, relacionando os conhecimentos adquiridos com a realidade de sua vida, sua cidade, seu meio social. Afirma que "não há ensino sem pesquisa nem pesquisa sem ensino" (p. 32).
Seguindo essa linha de raciocínio Libâneo (1985) nos esclarece que os conteúdos devem ser assimilados e não simplesmente reinventados, eles não são fechados e refratários às realidades sociais", pois "não basta que os conteúdos sejam apenas ensinados, ainda que bem ensinados é preciso que se liguem de forma indissociável a sua significação humana e social".
Sendo mais específico na Educação Física, a obra clássica do Coletivo de Autores (1992) ressalta que nós professores devemos buscar desenvolver uma reflexão pedagógica sobre o acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal ... que podem ser identificados como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas.
Fundamentado nessas ideias, fizemos uma síntese dos contéudos do Projeto Primeiro Aprender ( brincadeiras, esporte na escola, exercício físico e atividade física, saúde) e em seguida, dividimos a turma em grupos e, propomos o aprofundamento desses contéudos por meio de pesquisas nos Laboratórios de Informática, línguas, matemática e/ou na biblioteca. Uma vez com os dados coletados os alunos tinham que correlacionar essas informações com a realidade de Pereiro, sendo que esse registro poderia ser por meio de fotografias ou filmagens... Deixando os alunos bem a vontade para expressar sua criatividade.
O resultado de tudo isso foram ótimos trabalhos, dos quais selecionamos 03 para compartilhar com vocês que acessam o Blog.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
Paulo Freire . Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo, Loyola, 1985. 

TEXTO DO PROFESSOR PAULO ROGÉRIO (EDUCAÇÃO FÍSICA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante para o aprimoramento de nosso trabalho. Obrigado!

Últimas Postagens

Seguidores