.

.

Slide Show

...

13 março, 2012

PROJETO DEGUSTAÇÃO LITERÁRIA





A EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão realizou a sua I Degustação Literária no dia 12 de março de 2012. Esse Projeto, surgiu da necessidade da  valorização da cultura e do incentivo a leitura e escrita.
            O mesmo tem como principal objetivo estimular a criatividade dos jovens, despertar a valorização da cultura brasileira e o interesse pela leitura, através da exposição de obras literárias regionais, nacionais e universais em forma de seminário, teatro ou palestra. Buscando assim estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação, para compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve, fazendo uma leitura critica da sociedade da época, ampliando sua visão de mundo, reconstruindo o sentido segundo suas vivencias, valorizando as produções textuais (caderno de campo) onde demonstra o desenvolvimento diário do projeto tal qual o resumo da obra em análise.
            Buscamos proporcionar aos educandos uma análise da obra que perpasse o aspecto literário, explorado também o seu aspecto histórico social e filosófico, além de conhecimento do autor homenageado (Patativa do Assaré), objetivando-se a construção de um conhecimento amplo a respeito da temática abordada. Com isso criamos um envolvimento entre os educandos e o prazer em degustar, provar o gosto da leitura. Buscamos proporcionar também que livros mais extensos fossem lidos por partes menores ou capítulos, contribuindo com isso para a formação de leitores autônomos, críticos e competentes, auxiliando os discentes no processo de constituição da sua própria identidade  e na formação de valores que contribua para uma sociedade mais igualitária. Assim contribuímos e despertamos o interesse dos alunos pela leitura, possibilitando aos educandos e comunidade escolar, conhecer anualmente  autores que contribuíram para uma melhor sociedade voltada a literatura, sensibilizando-os para a valorização da nossa cultura.
                        O projeto Degustação literária foi inicio com a escolha do autor a ser  trabalhado, sendo que cada ano um autor diferente será homenageado, em seguida as professores do Centro de Multimeios junto a professora de Língua Portuguesa promoveram a escolha dos livros a serem lidos pelos educandos. Em sala a professora de Português fez o sorteio das equipes, sendo em cada sala 40 alunos, são formados cinco (5) grupos de oito (8) componentes. Sortearam o líder da equipe, que teria as mesmas funções dos demais, exceto a responsabilidade de receber e fazer a devolução do livro trabalhado. Os mesmos receberam em seguida informações do regulamento.
                        A ideia do Projeto DEGUSTAÇÃO LITERÁRIA é de atrair todos os estudantes da EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão e a comunidade para uma participação ativa, despertando nos mesmos  o interesse e o prazer em ler em degustar, provar uma obra literária, bem como o conhecimento de variadas obras e autores tendo o conhecimento de que a leitura é indispensável para a formação pessoal do cidadão.
“Ler é como provar um prato raro, cada vez que você degusta sente novas sensações.”
(Lucas Diógenes – Aluno do 2º ano de Agronegócio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante para o aprimoramento de nosso trabalho. Obrigado!

Últimas Postagens

Seguidores