.

.

Slide Show

...

25 outubro, 2013

Viagem técnica com alunos da turma de informática.








    Na última terça-feira, dia 22 de outubro de 2013, 21 alunos do curso técnico em Informática da EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão saiu com destino à cidade de Fortaleza – Ceará para uma viagem técnica com uma programação referente a área de conhecimento do dado curso. Programação esta que estava recheada de visitas à empresas de TI.
   O objetivo principal que se buscava na viagem se dava pela intensificação do conhecimento prático teórico da forma de funcionamento, operação e abrangência do serviços prestados pelo mercado tecnológico. A viagem foi organizada e programada pelos professores do eixo técnico, Lucas Vianna e Manoel Carvalho, que buscaram juntos ao núcleo gestor da referida escola, em sintonia com a CREDE 11, a viabilidade de transporte e estadia na cidade de Fortaleza, a mesma foi possível na EEEP Jaime Alencar, localizada na Av. Rogaciano Leite, Fortaleza – Ceará, a qual merece nossos agradecimentos.
    Na manhã da quarta-feira, dia 23 de outubro de 2013, os alunos visitaram a linha de produção de computadores da marca/empresa iByte que está presente de forma conceituada no mercado nordestino de computadores e periféricos. A empresa se diferencia pelo seu preço e qualidade. É importante mencionar a presença das melhores e maiores lojas de informática que iByte tem implantado. Os mesmos puderam adentrar a fábrica e acompanhar todo o processo de produção desde o início até a fase final. “Foi incrível, aqui eu conheci como são fabricados computadores, notebooks, netbooks, mini-pc's e até mesmo os novos computadores All-in-One, o processo de produção é realmente minucioso e requer um alto padrão de qualidade da empresa. A iByte está de parabéns!” declara de forma emocionada a aluna Renata Pessoa do 2º ano E de informática.
   Mesmo não estando dentro da programação, os alunos ao fazerem uma visita rápida ao novo Centro de convenções do Ceará (que estava dentro da rota de deslocamento entre as empresas), tiveram a oportunidade de participar do 6º Fórum de Responsabilidade Socioambiental e Cultural que reunia diversas empresas do ramo e de outros segmentos. Coincidentemente havia na seção de workshops duas empresas da área de informática, onde os alunos Lucas Oliveira e Carlos Junior receberam uma proposta tentadora de emprego.
   Logo após a saída do Centro de convenções os alunos direcionaram-se a empresa Mob Telecom, que trabalha com disponibilização de internet em fibra óptica e compartilhamento de serviços para pequenas e grandes empresas. A Mob possui um dos três únicos Data Center em contêiner existentes no país. O mesmo foi equipado e importado dos Estados Unidos da América. O Data Center da Mob está estrategicamente localizado na cidade de Fortaleza – Ceará, pois a mesma é referência mundial em tecnologia. A empresa distribui seus serviços de hospedagem corporativa de forma fácil, pois, seis das oito fibras ópticas que ligam o país ao mundo partem da capital cearense passando pelo oceano. A segurança da empresa é indiscutível, e não é atoa. O Data Center que está dentro de um contêiner e assim pode viajar por todo o mundo em navios, tem atualmente uma capacidade de armazenamento de 130 Terabytes que corresponde a 133.120 Gigabytes. O mesmo, que ainda opera em uma quantidade mínima da sua capacidade total possui atualmente 24 processadores Octacore que está em expansão contínua. O investimento da empresa ultrapassa os patamares financeiros. Os alunos puderam adentrar no Data Center e conhecer toda a infraestrutura que ele possui de forma pausada e em grupos. “A segurança e a infraestrutura da Mob é surpreendente! Fiquei agradecido por ter tido a oportunidade de conhecer de perto o processo de compartilhamento mundial de dados. Sem contar ainda que a empresa nos atendeu de forma plausível, isto contribuiu significativamente para o meu crescimento profissional.” Afirma o aluno Denilson Leandro do 2º ano E de informática.
   Em partida, os alunos se direcionaram para a Assembleia Legislativa do Ceará, onde acontecia o evento InfoBrasil 2013, a participação da turma no VI Congresso Tecnológico da InfoBrasil contribuiu para o aperfeiçoamento da visão técnica e financeira do ramo em que estudam. O evento contava com a participação das maiores empresas de negócios e implantações tecnológicas do Norte-Nordeste. Como incremento, palestrantes da área enriqueceram o evento. Todos os alunos receberão um certificado de participação.
Texto do professor do Eixo Técnico: Lucas Vianna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante para o aprimoramento de nosso trabalho. Obrigado!

Últimas Postagens

Seguidores