.

.

Slide Show

...

28 fevereiro, 2014

PALESTRA DE COMBATE À DENGUE E AS DSTs.






   Foi realizada nesta quarta-feira (26/02), em nossa instituição, uma palestra com enfoque sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis e a Dengue, com a participação do Secretário de Saúde do nosso município, Ednaldo Moreira, ministrada por Itamar Cabral(coordenador de Edemias), Sava Nilane (enfermeira) e alunos componentes do Grêmio Estudantil da Escola Cleonice Freire de Queirós ( Pedro Lucas, Thiago Jordão, Danilo Afonso, Luiz Caio, Ulisses e Rodrigo).
   O primeiro momento do evento foi iniciado pela enfermeira, Sava, que abordou o tema das DTS (doenças sexualmente transmissíveis), orientou sobre a importância do uso do preservativo e consequências do não uso (DSTS e gravidez indesejada). Hoje 20% da incidência de gravidez indesejada são de jovens menores de 19 anos. A enfermeira destacou duas das principais doenças adquiridas através do sexo sem camisinha, sendo elas a HPV e herpes. Ilustrou com fotos, as doenças venéreas de mais fácil contaminação entre os jovens. Deixou claro que preservativos masculinos(camisinha) e femininos (pílula anticoncepcional) são adquiridos de forma gratuita na rede pública de saúde.
  Lembrando: sexo seguro é o sexo sem o risco de ser contaminado ou contaminar o(a) seu(sua) parceiro(a), vida sexual saudável no tempo certo, respeite seu corpo. Procure manter um bom relacionamento com seus pais, converse, esclareça todas as dúvidas antes de qualquer iniciação sexual. Aproveitando o carnaval que se aproxima, ela também enfatizou sobre o uso abusivo de bebidas alcoólicas entre os jovens, a importância de dirigir com responsabilidade, procurando se divertir sem essas bebidas e com cautela, para se divertir não é obrigado beber.
   O segundo momento foi sobre a Dengue, explanado por sete (07) jovens alunos da instituição de Ensino Cleonice Freire sob a orientação da professora Ângela Maria, os mesmos procuraram destacar: Transmissão, reprodução, medidas de controle e tratamento da doença, através de álbum seriado, maquetes e panfletos educativos. Itamar Cabral frisou sobre a grande importância dos telamentos em caixas d'águas, citou os 4 tipos de vírus da doença nível 1,2,3,4( clássica 1e 2 e hemorrágica 3 e 4) citando-as com maior incidência em nossa cidade. Os alunos tiraram todas as dúvidas sobre os temas abordados através de perguntas direcionadas. 
  O controle da dengue é bastante complexo. Enquanto não houver uma vacina disponível, somente uma ação conjunta entre poder público, setor privado e a população poderá ser capaz de controlar a doença.
  Todos que compõem a EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão, agradecemos a Secretaria de Saúde pelo trabalho realizado, e nos colocamos à disposição sempre que se fizer necessário.

Texto:Coordenadora Lei (Kátia Laene Pinheiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante para o aprimoramento de nosso trabalho. Obrigado!

Últimas Postagens

Seguidores