.

.

Slide Show

...

07 abril, 2014

FORMAÇÃO OLÍMPICA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO


  Foi realizado nesta sexta-feira (04/04), em nossa Instituição, a formação Olímpica de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em parceria a Crede 11/ Jaguaribe e a Secretaria de Educação do nosso Município. O primeiro momento foi iniciado por Marleide Feitosa (Supervisora Pedagógica) que deu as boas vindas a todos os professores e coordenadores escolares presente na formação.

  A olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. É um programa que desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria dos ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

    A formação foi realizada por Irene Reis e Lucélia Saldanha mostrando que professores de escolas públicas de todo país, secretarias de Educação Municipais e Estaduais, escolas públicas de ensino fundamental e ensino médio e alunos do 5° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino médio podem participar da Olimpíada.

   O concurso tem como tema: O lugar Onde Vivo, que premiará as melhores produções entre Poemas, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de opinião. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril no site ( www.escrevendo.cenpec.org.br), a escola participante com um ou mais gêneros, devem enviar o mesmo até a data limite de 15 de Agosto, exclusivamente via Comunidade Virtual.

   Serão premiados os 152 estudantes finalistas e seus professores com tablets, medalhas e obras literárias; e 20 escolas com laboratório de informática, data show e telão.

   A participação do professor nessa olimpíada é muito importante, ele tem a oportunidade de refletir sobre a prática de compreender a função social da escrita; e da apropriação da metodologia da sequencia didática para o ensino de gêneros textuais , esse evento aproxima a escola da comunidade, envolvendo-se no processo da aprendizagem; tem seus saberes conhecidos, e no fim o aluno tem a oportunidade de aprender a produzir textos, favorecendo a melhoria da qualidade da escrita; aprofundando o olhar sobre o lugar onde vive.

   A incorporação dessa metodologia ao ensino da escrita procura despertar interesses no aluno, melhora a qualidade dos textos produzidos e evidencia conquistas e evolução dos alunos, por isso a grande importâncias desse momento.

Texto: Coordenadora Lei(Kátia Laene Pinheiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante para o aprimoramento de nosso trabalho. Obrigado!

Últimas Postagens

Seguidores