.

.

Slide Show

...

18 novembro, 2015

Palestra do Dr. Alexandro Lima (Diretor da UFERSA) - Projeto Tudo Pela Astronomia - TuPA



“Uma das grandes revelações da era da exploração espacial é a imagem da Terra, finita e solitária, de alguma forma vulnerável, transportando a espécie humana inteira pelos oceanos do espaço e do tempo. ” – Carl Sagan 

Em meados do dia 13 de novembro de 2015, mais uma iniciativa na escola foi feita pelo grupo TuPA (Tudo Pela Astronomia). Realizou-se uma palestra de suma importância que proporcionou aos educandos uma viajem desde o início até os confins do nosso universo. Ministrada pelo Doutor em astrofísica, Alex Lima, diretor da UFERSA de Pau dos ferros, o momento foi, sem dúvida, sensacional. Contendo bom humor na dose certa, um conteúdo muito bem selecionado e instigante, a conversa só poderia ser mais que proveitosa e nada enfadonha. Peço licença para falar pelos alunos e dizer que ficamos com um gostinho de quero mais. 
A palestra conseguiu nos mostrar que com a astronomia podemos reconhecer ainda mais o valor que a ciência teve e tem para a humanidade. Sem ela, nada estaria como está hoje. A engenharia que desenvolve desde enormes a microestruturas, as tecnologias que facilitam nosso mundo, as práticas e descobertas que salvam nossas vidas, a cosmologia que desvenda o maior objeto de admiração e alvo das mais lindas poesias, o universo. Tudo isso criação do nosso brilhante cérebro, que vem de pessoas, como vimos na palestra, minúsculas comparadas à imensidão do cosmos. Outra questão que ganha destaque com ela é a ação de humildade, afinal, somos pequenos e iguais aos outros, e a vastidão do espaço explicita esse conceito. E não foi só isso. Foi permitido conhecer do nascimento de uma estrela à sua morte, o catalogo de aglomerado estrelares e escalas que deixam o sol do tamanho de um pixel. 
Como diz Alex, é bom não deixar de usar nossa linguagem nordestina, então vamos tirar nossas conclusões. Um "bocado" de gente deve ter gostado dessa palestra, porque uma "ruma" de dúvidas foram tiradas e ninguém ficou "acuado". A palestra deu uma "sustança" ao cérebro, e digo mais, não teve "balaio de gato", ninguém "arredou o pé" enquanto não terminou. Portanto, o grupo agradece ao Dr. Alex Lima, pois foi um prazer tê-lo conosco, adoramos tudo o que aprendemos, principalmente aliado a dinamicidade de sua aplicação.
O acervo do projeto se enriqueceu e sua presença abrilhantou a manhã de conhecimento. Logo em seguida um obrigado ao diretor de nossa escola, Jobenemar Carvalho, que nos apoiou em mais uma iniciativa, em razão de uma educação cada vez melhor. Também não poderíamos deixar de citar os alunos que presenciaram essa ótima oportunidade. E por fim, deixamos o convite, assim como também nos foi ofertado, que estará sempre aberta uma comunicação para que mais ações como estas possam ser realizadas, e quem sabe o projeto do senhor Alex, também em prol da divulgação da astronomia, futuramente possa ser implantado em nosso colégio.














Texto de Giovanna Calonni (aluna do 2º ano de Técnico em Informática)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante para o aprimoramento de nosso trabalho. Obrigado!

Últimas Postagens

Seguidores